Administração - Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

OFICINA DE POESIA CHEGA A SEU ÚLTIMO ENCONTRO

No sábado, 2 de junho, chegou ao fim a Oficina de Poesia, organizada e conduzida pela historiadora sanjoanense Stefani Costa, com apoio da Câmara Municipal de Águas da Prata. A oficina, que se realizou durante quatro sábados, reuniu interessados em poesia que se encontraram para conhecer, ouvir, falar e escrever poemas.

Numa viagem histórica, a partir do trovadorismo até o modernismo, os participantes conheceram os poetas que se destacaram nos diferentes momentos da história e entenderam o papel do escritor em cada época. “A poesia está em tudo, tá na natureza, nas pessoas; é o jeito de se expressar de cada um, o retrato da vida”, afirma Stefani.

Para a historiadora, a grande contribuição da oficina foi poder incentivar a prática da leitura e da escrita. “Os participantes estão em busca (como todos nós!) de identidade, questionam tudo: direitos, deveres, posturas. Eles chegaram curiosos, interessados e gostaram, confiaram. Houve abertura, entrega e honestidade na criação. Isso é uma conquista grandiosa, para mim”, conclui Stefani.

O poema “Lígia e os idiotas”, de Fabrício Corsaletti, chamou a atenção do estudante Matheus Henrique Teixeira Silva, de 16 anos. “Percebi que tudo é poesia. Os grandes escritores escreviam coisas do dia-a-dia (como a convivência com idiotas!), eles se expressavam através da leitura e da escrita”. Definindo-se da área das ciências exatas e meio distante da escrita, Matheus encontrou na Oficina o gosto pela leitura.

Ingridi Lemes Breves, 16, que também se diz das exatas, viu na poesia um mundo novo, diferente: “descobri que tenho potencial! Nunca pensei que ia conseguir fazer uma poesia... Gostei muito e participaria de novo. Precisamos de mais iniciativas assim aqui na cidade”.

Nanci Ferreira, 66, que é guia de turismo, também participou da oficina. Com mais história vivida e pra contar, ela resumiu o significado da oficina: “A gente não sabe como é interessante o saber da gente! A oficina me mostrou poesia nas histórias vividas por mim”. E deixa uma sugestão: “é preciso levar isso também pra zona rural!”

A Câmara Municipal apoia iniciativas e eventos cívicos, culturais e educacionais. “Oferecer a oficina foi uma forma de incentivar a poesia nacional, oferecer conhecimento e ao mesmo tempo capacitar os jovens para jornada do Enem e vestibulares, disse Fabio Ferraz, vereador e presidente da Câmara. “Vimos que é possível a Câmara avançar na capacitação e atividades paralelas ao seu oficio, atendendo de forma construtiva nossa população”, e finalizou agradecendo aos vereadores e servidores da Casa que abraçaram o projeto.

Para quem não participou da oficina mas quer conhecer os textos e poemas de Stefani, vale a pena visitar o blog asmaosdojoalheiro.wordpress.com