Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
ÁGUAS DA PRATA, 09 de Maio de 2021
Ok
Câmara Municipal de Águas da Prata - Título
Sáb
08/05
24 °C
16 °C
Índice UV
7.0
Domi
09/05
26 °C
13 °C
Índice UV
7.0
Segu
10/05
23 °C
12 °C
Índice UV
7.0
Ter
11/05
24 °C
10 °C
Índice UV
7.0
Noticia

Sessão extraordinária - Sábado, 24 de Abril de 2021

PREFEITA ABANDONOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO


PREFEITA ABANDONOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

À convite da Câmara Municipal, estava agendada para ontem, dia 23 de abril de 2021, às 17h, uma sessão extraordinária com a participação da prefeita Regina Janizello, especialmente para prestação de contas dos cem primeiros dias de governo. Importante esclarecer que segue vigente o Ato n. 05 de 04 de maio de 2020, expedido pela Câmara, que restringe o acesso às dependências físicas do prédio do legislativo aos vereadores e servidores, como medida sanitária de combate à transmissão do vírus causador da Covid-19.

 

Por este motivo – ou seja, o ato do legislativo que proíbe aglomeração –, nesta sessão extraordinária, foi permitida a entrada da convidada, a prefeita senhora Regina, e vedada a permanência dos seus convidados pessoais (secretários municipais, familiares da prefeita e demais acompanhantes). A atual chefe do Poder Executivo, então, se recusou a dar início à sessão e também se recusou a esclarecer pessoalmente no plenário as questões pertinentes ao seu governo.


Vale ressaltar que o mesmo procedimento, previsto no Ato n. 05/2020, foi integralmente adotado e respeitado na gestão anterior, a pedido da própria prefeita, que à época era vereadora, quando o Poder Executivo fora convidado a prestar esclarecimentos na Câmara sobre o decreto de calamidade pública pela prefeitura, também por conta da pandemia.

 

Em virtude da maior gravidade da pandemia atualmente, entendeu-se por bem manter a coerência e o procedimento adotado em meados do ano passado. Na ocasião, o secretariado municipal não pode adentrar na Câmara Municipal e respeitou a determinação.


Vale lembrar ainda que – diferentemente do afirmado pela prefeita, como justificativa para se recusar a prestar os esclarecimentos pessoalmente –, a prestação de contas dos cem dias de governo da gestão anterior, realizada no dia 10 de abril de 2017, quando não havia pandemia, não contou com a fala dos secretários, apenas do prefeito Carlos Henrique, como pode ser conferido nos vídeos disponibilizados na página do facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/camara.aguas.9/) e também no youtube da Câmara (https://www.youtube.com/channel/UC_I9KO5hIvSUk_mBBuyDWgQ).

 

Mesmo sem a presença da prefeita, que substituiu sua participação no ambiente oficial, que é o Poder Legislativo e que tem o papel de fiscalizar as ações do Executivo, por uma live nas redes sociais, a sessão se realizou; o presidente José Sebastião Chiodeto expôs as razões da ausência da prefeita e foram lidas as perguntas enviadas pela população que os vereadores fariam à prefeita Regina. Enquanto isso, na live, realizada pela prefeita, não houve a oportunidade de apresentação de dúvidas da população sobre as questões surgidas nestes cem dias. Deste modo, a prefeita quebrou a tradição de prestar pessoalmente contas de sua administração aos representantes do povo no ambiente oficial, que é a Câmara Municipal.

 

Na sessão, após a leitura das perguntas, o presidente da Casa afirmou que a Câmara está aberta para que a prefeita faça uso da tribuna e cumpra sua obrigação perante a população de prestar contas dos cem dias de mandato e também que responda às dúvidas dos vereadores e da população. Finalmente, lembrou que a Câmara é o espaço oficial para o exercício da fiscalização dos atos do Executivo e que todo diálogo entre os poderes deve se dar nos espaços oficiais e não em redes sociais.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Úteis

TELEFONES PÚBLICOS

Câmara Municipal
  • (19) 3642-1308
Prefeitura Municipal
  • (19) 3642-1021
Un. Int. de Saúde "Leopoldo de Araújo"
  • (19) 3642-1303

Ver todos os telefones

Águas da Prata

Rua Dr. Brandão, 80
Centro

Águas da Prata / SP - CEP: 13.890-000

Fone: (19) 3642-1308


Expediente: 8h às 18h00 - Segunda à Sexta-feira

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software