.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta Das 12:00h às 18:00h

Sessão extraordinária - Sábado, 24 de Abril de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITA ABANDONOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

prestação de contas do Executivo


PREFEITA ABANDONOU SESSÃO EXTRAORDINÁRIA CONVOCADA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

À convite da Câmara Municipal, estava agendada para ontem, dia 23 de abril de 2021, às 17h, uma sessão extraordinária com a participação da prefeita Regina Janizello, especialmente para prestação de contas dos cem primeiros dias de governo. Importante esclarecer que segue vigente o Ato n. 05 de 04 de maio de 2020, expedido pela Câmara, que restringe o acesso às dependências físicas do prédio do legislativo aos vereadores e servidores, como medida sanitária de combate à transmissão do vírus causador da Covid-19.

 

Por este motivo – ou seja, o ato do legislativo que proíbe aglomeração –, nesta sessão extraordinária, foi permitida a entrada da convidada, a prefeita senhora Regina, e vedada a permanência dos seus convidados pessoais (secretários municipais, familiares da prefeita e demais acompanhantes). A atual chefe do Poder Executivo, então, se recusou a dar início à sessão e também se recusou a esclarecer pessoalmente no plenário as questões pertinentes ao seu governo.


Vale ressaltar que o mesmo procedimento, previsto no Ato n. 05/2020, foi integralmente adotado e respeitado na gestão anterior, a pedido da própria prefeita, que à época era vereadora, quando o Poder Executivo fora convidado a prestar esclarecimentos na Câmara sobre o decreto de calamidade pública pela prefeitura, também por conta da pandemia.

 

Em virtude da maior gravidade da pandemia atualmente, entendeu-se por bem manter a coerência e o procedimento adotado em meados do ano passado. Na ocasião, o secretariado municipal não pode adentrar na Câmara Municipal e respeitou a determinação.


Vale lembrar ainda que – diferentemente do afirmado pela prefeita, como justificativa para se recusar a prestar os esclarecimentos pessoalmente –, a prestação de contas dos cem dias de governo da gestão anterior, realizada no dia 10 de abril de 2017, quando não havia pandemia, não contou com a fala dos secretários, apenas do prefeito Carlos Henrique, como pode ser conferido nos vídeos disponibilizados na página do facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/camara.aguas.9/) e também no youtube da Câmara (https://www.youtube.com/channel/UC_I9KO5hIvSUk_mBBuyDWgQ).

 

Mesmo sem a presença da prefeita, que substituiu sua participação no ambiente oficial, que é o Poder Legislativo e que tem o papel de fiscalizar as ações do Executivo, por uma live nas redes sociais, a sessão se realizou; o presidente José Sebastião Chiodeto expôs as razões da ausência da prefeita e foram lidas as perguntas enviadas pela população que os vereadores fariam à prefeita Regina. Enquanto isso, na live, realizada pela prefeita, não houve a oportunidade de apresentação de dúvidas da população sobre as questões surgidas nestes cem dias. Deste modo, a prefeita quebrou a tradição de prestar pessoalmente contas de sua administração aos representantes do povo no ambiente oficial, que é a Câmara Municipal.

 

Na sessão, após a leitura das perguntas, o presidente da Casa afirmou que a Câmara está aberta para que a prefeita faça uso da tribuna e cumpra sua obrigação perante a população de prestar contas dos cem dias de mandato e também que responda às dúvidas dos vereadores e da população. Finalmente, lembrou que a Câmara é o espaço oficial para o exercício da fiscalização dos atos do Executivo e que todo diálogo entre os poderes deve se dar nos espaços oficiais e não em redes sociais.

237 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.