Tribuna da Comunidade - Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021

Presidente do Comtur apresentou os projetos em andamento e os para o próximo ano

TRIBUNA DA COMUNIDADE

A Tribuna da Comunidade teve a participação de Cristiano Mistura Dorico, presidente do Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, para apresentar as ações do setor e os projetos em desenvolvimento.

Entre os trabalhos mencionados, Cristiano falou sobre o processo licitatório e a contratação da empresa que fará a revisão do Plano Diretor de Turismo e citou o papel do conselho na elaboração do documento. Além disso, falou sobre pesquisas de demanda que foram feitas junto às empresas do setor e da participação do Comtur nas discussões sobre a ocupação do calçadão, e citou o gerenciamento dos resíduos, os cursos de boas práticas de atendimento e a padronização das barracas, como pontos que foram propostos pelo conselho.

Verba

De acordo com Cristiano, a cidade deve receber neste ano dois milhões e trezentos mil, valor que será destinado a obras no antigo balneário.

Centro de Informações Turísticas (CIT)

O Centro de Informações Turísticas (CIT), um quiosque que faz parte do boulevard, cujo projeto foi desenvolvido e aprovado na gestão anterior, deverá ser inaugurado no próximo dia 23, com funcionamento de quinta a domingo.

Feira Gastronômica

A volta da feira gastronômica também foi apresentada como uma ação na qual o conselho teve efetiva participação. Segundo informações de Cristiano, as colaborações se referem à ampliação do número de expositores, mudança no layout da feira, uniformização dos trabalhadores, gerenciamento dos resíduos de alimentos e a padronização visual das barracas.

Projetos para 2022

Ações de combate a incêndios, inclusão do turismo na grade curricular municipal, parceria entre empreendimentos turísticos e cadastramento dos empreendimentos turísticos no Ministério do Turismo, por meio do Cadastur, são ações previstas para o próximo ano. O presidente do conselho explicou que quanto mais se atende às exigências do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), melhor a colocação da cidade no ranking estadual, e quanto melhor o ranqueamento, mais verbas a cidade recebe para investir no turismo.

Ao final de sua fala, ele reafirmou o convite a todos os vereadores a participarem das reuniões do Comtur.

Imagem: Carolina Ribeiro da Silva