.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta Das 12:00h às 18:00h

CPI da Educação - Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CPI da Educação chega a sua última reunião

A prorrogação do prazo para os trabalhos da comissão depende de aprovação por maioria no plenário


CPI da Educação chega a sua última reunião

Na 4ª reunião da CPI da Educação, prestaram depoimentos a professora da rede municipal de Ensino, Alessandra Urtado Delgado, e o advogado e ex-secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Rogério Chaves. A prefeita Regina Janizelo também foi convidada a depor, no entanto, não compareceu à reunião e justificou sua ausência, por ofício. 

Em seu depoimento, a professora Alessandra referiu-se à pesquisa realizada pela prefeitura com mães e pais dos alunos, sobre o material do Sesi. Ela afirmou que: “as mães acreditavam que estavam avaliando as professoras (o trabalho das professoras) e não o sistema de ensino (Sesi)”. Depois, acrescentou: “se eu estivesse trabalhando só esse sistema (Sesi), meus alunos (do 2º ano) não estavam lendo, nem escrevendo”. Ela explicou que não usa os livros dos conteúdos de Português e de Matemática do Sesi em sala de aula.

Após o depoimento de Alessandra, Rogério Chaves, que ocupou por seis meses a cadeira de secretário de Assuntos Jurídicos da atual gestão, disse estar surpreso com o aditivo contratual antes de um ano da assinatura do contrato. Além disso, sobre a escolha do material, ele afirmou desconhecer como a compra (de material) foi decidida e falou sobre o pouco tempo (11 dias) entre o início da gestão e a apresentação do Projeto de Lei que aprovou a troca de material. 

Para o advogado, o Projeto de Lei, que teve justificativa elaborada pelo Secretário de Educação, prometia aliar melhoria no ensino municipal, com suporte do “Sistema S” e economia financeira. Depois, ele teceu críticas à atual gestão: “Nós estamos caminhando para a pior administração que a Prata já teve”, e classificou a CPI da Educação como importantíssima. 

Sobre a ausência da prefeita na CPI

A prefeita Regina Janizelo enviou ofício ao presidente da CPI, o vereador Luís do 1,99, e explicou sua ausência. Para a prefeita, a formação da CPI se deu em desconformidade com o Regimento Interno da Câmara: “não houve a observância da representação proporcional dos partidos na composição da referida comissão temporária”, escreveu. Ela também contestou a convocação de vereador suplente, em substituição à vereadora Suzana, que é membro da CPI, mas que não pôde comparecer em razão de licença médica por estar com Covid-19. Disse a prefeita sobre a convocação do suplente: “não se enquadra nas hipóteses em que pode haver o acionamento do suplente”. Vale destacar que a reunião não teve a participação do vereador suplente.

A reunião, que foi interrompida mais de uma vez em razão de repetidas quedas de energia elétrica, dada as fortes chuvas que assolaram a região na noite de ontem, está dividida em três partes e pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/channel/UC_I9KO5hIvSUk_mBBuyDWgQ/streams 

 

Imagens: Nilton Queiroz

235 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.