.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Célia Aparecida Moreira e Francislei Gonçalves serão os homenageados
No próximo dia 19, às 19 h, vereadores se reunirão na Câmara Municipal, em sessão solene, para comemorar o Dia da Consciência Negra. No evento, por meio de decretos legislativos de autoria dos vereadores Maria Aparecida da Silva Francisco, a Cida Star, e Mauro Divino de Araújo, o Maurinho, serão homenageados a senhora Célia Aparecida Moreira e o senhor Francislei Gonçalves, o Francis. Além das homenagens, o evento terá a participação de Mariângela Leocardio Jacomini, professora da Unifeob, que abordará a temática Consciência Negra.
Filha de Balbina Inês de Araújo e Sebastião de Araújo, ambos lavradores, Célia é natural de São Sebastião da Grama. Casou-se com José Antônio Moreira e deu à luz Marlene, Luís Ricardo, Marcos Cesar e Sandra Cristina. Em 1974, mudou-se para o bairro Fonte Platina e dez anos depois iniciou sua carreira no setor público, como merendeira da EMEB Gabriela Loyola de Andrade, onde permaneceu até aposentar-se, em seu primeiro e único emprego, do que muito se orgulha.
Cozinheira de mão cheia, as iguarias preparadas pela tia Célia, como ficou conhecida, permaneceram na memória de quem passou pela escola, e sua famosa e inesquecível feijoada completa ainda é lembrada nas rodas de conversas de amigos e familiares.
Mulher determinada e de fé inabalável, Célia é devota de Nossa Senhora Aparecida e de São Benedito, entre seus sonhos (que não são poucos!) está a educação. Como não pôde frequentar a escola na juventude, Célia retomou os estudos em 2001, quando concluiu o ensino médio.
Guerreira e consciente dos direitos de todas as pessoas, é símbolo de resistência e de luta contra as desigualdades étnicas e defensora da comunidade negra. Tem como referências Carolina Maria de Jesus, autora do livro “Quarto de Despejo”, e Rosa Parks, ativista americana que lutou pelos direitos civis dos negros e que se tornou conhecida especialmente por se negar a ceder seu lugar no transporte público a um homem branco.
Ativa, guerreira e sonhadora, Célia, atualmente, é colaboradora da empresa "Mandioca Prata” de propriedade de seu irmão, o Zé Pelé.
Filho de Ana Francisca e Guilherme Gabriel e casado com Ruth Lopes Batista, Francis, mineiro de Poços de Caldas, é devoto de São Jorge, na crença católica, e de Ogum, divindade guerreira conhecida pela sua coragem e força, cultuada na umbanda e no candomblé.
Francis vive em Águas da Prata desde 1986 e durante muitos anos morou e trabalhou com seu pai na chácara da dona Marilu Pinheiro. Depois, trabalhou como ajudante de mecânico na oficina de Paulo Roberto Dezena, casa que lhe ensinou com maestria a profissão que ao longo do tempo o levou a montar sua própria oficina, a Auto Mecânica Francis. A paixão pelos carros e motores também o levou a integrar o clube dos jipeiros e gaioleiros de Águas da Prata.
Ainda na adolescência, Francis encontrou na capoeira, luta afro-brasileira, um caminho para sua expressão cultural, que o ajudou a preservar o porte atlético, a destreza e o gingado. Como referência de luta e resistência contra a discriminação racial, tem o líder americano Martin Luther King, que atuou incansavelmente contra a segregação racial norte americana, e como referência musical, o cantor e instrumentista baiano Carlinhos Brown.
Imagem: canva (uso livre)
.
.
.
.