.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Também sugeriram que se exija da concessionária o atendimento a outras necessidades da cidade como condição para renovação da administração da estrada
A vereadora Maria Cristina dos Santos Lerosa apresentou o Projeto de Lei 11/22 que visa criar o “programa municipal de manutenção e conservação de estradas rurais municipais em Águas da Prata”. O projeto será avaliado pela Comissão de Justiça e Redação, antes de seguir para votação. Conheça o projeto: https://www.cmaguasdaprata.sp.gov.br/projeto/detalhe/204/po-projeto-a-criacao-de-um-programa-de-manutencao-trimestral-das-estradas-ruraisp/
O vereador Luís Antônio Nascimento da Fonseca (Luís do 1,99) propôs moção de pesar da Casa Legislativa às famílias enlutadas das senhoras Benedicta Garcia, que faleceu dia 2 de maio, e da senhora Aparecida Fernandes Mendes, que faleceu no dia 28 de abril.
O vereador José Sebastião Chiodeto (Zito) apresentou as condolências da Casa à família do senhor Lázaro Euzébio de Paula, que fez sua passagem dia 6 de maio.
A vereadora Maria Cristina dos Santos Lerosa agradeceu ao presidente da Associação Amigos da Serra da Paulista, João Augusto Michelazzo Bueno, por sua atuação junto a Elektro, para resolver a falta de energia e iluminação nos postes da estrada que liga os bairros Ponto da Cascata a Cascata. Para a vereadora, o caso permanecia há meses sem atenção às solicitações feitas à empresa. O vereador Reginaldo mencionou o trabalho do Secretário Executivo da Elektro, André Luís de Almeida Prado Fernandes, na realização da obra. A vereadora Cida também agradeceu ao empenho do presidente da Serra na Paulista na manutenção, e o presidente da Câmara, Zito, apresentou áudio de conversas com o secretário da Elektro, pedindo providências urgentes para a localidade e a resposta do executivo da Elektro, confirmando o agendamento da obra.
O presidente da Câmara, Zito, questionou o Executivo sobre a propriedade da quadra localizada em frente ao antigo hotel Panorama. E pediu – caso o imóvel pertença ao município – sua revitalização, a fim de que o equipamento público possa atender ao interesse público: servir como área de convívio social e prática esportiva. De acordo com o vereador, a quadra está abandonada.
Os balancetes da despesa, extraorçamentário e razão de bancos do Legislativo, do mês de abril, foram disponibilizados para conhecimento dos vereadores. Após, permanecem em arquivo enquanto aguardam o parecer do Tribunal de Contas do Estado.
O presidente da Câmara, Zito, pediu informações à chefe do Executivo sobre o número total de servidores públicos municipais, incluindo efetivos, comissionados, estagiários e participantes do mutirão social, nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, considerando o mês de abril de cada ano.
O vereador Luís do 1,99 fez novo requerimento ao Executivo, reiterando requerimentos anteriores apresentados no ano passado (nº 85/2021 de 23 de abril e n.º 138/2021 de 9 de agosto). Ele voltou a pedir a colocação de areia em dois parques infantis da cidade: no da Barrinha, e no do Jardim Nova Prata. E lembrou que a areia amortiza quedas, protegendo as crianças de se machucarem, e ainda denunciou o aparecimento de aranhas no mato que cresceu onde deveria haver areia, o que representa risco às crianças que brincam no parque.
A vereadora Suzana Maciera Caparron pediu ao Executivo a manutenção do ponto de ônibus do bairro das Areias. De acordo com a vereadora, o local está sujo, com a pintura desgastada e o entorno está tomado pelo mato.
Outros dois pedidos da vereadora Suzana ao Executivo (que reiteraram requerimentos anteriores) foram a instalação de redutores de velocidade na rua Genésio Passoni Moreira, em São Roque da Fartura, e a instalação de uma placa de sinalização, no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Ludovico Sagiorato, também em São Roque, indicando a estrada que dá acesso à Serra da Paulista.
A vereadora Lerosa pediu ao Executivo a retomada de ações junto à concessionária Renovias e agência Artesp para regulamentar o trânsito de caminhões nos finais de semana no centro de Águas da Prata. Ela lembrou também da importância da articulação do Legislativo e Executivo junto à Renovias para a construção de uma alça viária na cidade. O vereador Luís do 1,99 apoiou o requerimento, citou os danos causados à cidade pelo tráfego de caminhões e falou da urgência de se pressionar a concessionária. O presidente da Câmara, Zito, mencionou a importância da pressão popular junto à Renovias para a retirada do tráfego de veículos pesados na cidade.
A vereadora Lerosa pediu ao Executivo a retirada de um container colocado na praça do bairro Boa Vista 2. Para a vereadora, “uma praça não é local para recolhimentos de lixo reciclável e isso tem causado aborrecimentos aos moradores do local”. Ela também chamou a atenção do Poder Executivo para a inadequação do equipamento: “um equipamento deste tamanho só seria útil em local de grande concentração de moradores e não em um bairro com poucas casas”, disse. Ela lembrou que o pedido já foi feito anteriormente, mas ainda não houve providências. O vereador Reginaldo opinou que é preciso educação continuada da população sobre a reciclagem de lixo para que a ideia de se utilizar um container para recicláveis funcione, “senão, vira um lixão”, disse ele. O presidente da Câmara, Zito, lembrou que já havia feito o mesmo requerimento ao Executivo.
A retirada dos resíduos resultantes de roçadas e podas de árvores do bairro da Cascata foi o teor de outro requerimento da vereadora Lerosa ao Executivo.
A vereadora Suzana pediu ao Executivo uma obra para desviar as águas pluviais que correm na rua XVI de agosto, à altura do número 227, no distrito de São Roque da Fartura. De acordo com informações da vereadora, quando chove, a água da enxurrada invade a residência ali instalada. Ela disse ainda que há riscos de o muro da casa cair, o que coloca em risco a vida das pessoas que ali vivem e dos pedestres que circulam no local.
A vereadora Lerosa também pediu ao Executivo a colocação de câmeras de monitoramento na piscina e na Fonte do Boi, para coibir o uso de drogas no local. O presidente da Câmara, Zito, destacou a importância do monitoramento para ajudar a preservar o patrimônio público.
A vereadora Vanda de Fátima Moraes Paina pediu ao Executivo o conserto da calçada ao redor da Escola Cap. João Urias. Segundo informações da vereadora, a calçada está esburacada e oferece perigo aos pedestres, especialmente às crianças que ali estudam. Ela reiterou um pedido feito em reunião de bairro há cerca de um mês: a substituição do piso de cimento do pátio da mesma escola por um piso mais liso, adequado às crianças.
O vereador Mauro Divino de Araújo solicitou ao Executivo a intercessão junto a concessionária Elektro, para a colocação de um braço de lâmpada ou de um poste com luminárias, na rua Antônio Borges, divisa com a rua Maurício Betito, no bairro São Judas. De acordo com informações do vereador, o local é escuro e traz insegurança aos moradores. Além disso, ele pediu a retirada dos cipós que tomaram conta da fiação de energia elétrica na rua José Patine, à altura do nº 21. Para o vereador, a situação pode causar curto-circuito e queima de aparelhos eletrônicos.
A vereadora Vanda pediu a intercessão do Executivo para a colocação de radar na estrada SP-215, na altura do quilômetro seis. Segundo a vereadora, os acidentes são frequentes no trecho, inclusive com vítimas fatais, como o ocorrido no dia 6 de maio, que levou a óbito uma moradora de São Roque.
Por requerimento, a vereadora Suzana pediu que a prefeita de São João da Boa Vista, Maria Therezinha de Jesus Pedroza, interceda junto às autoridades de trânsito para que se faça a sinalização de solo na Estrada da Serra Paulista. Para Suzana, a estrada tem tráfego intenso e, sem sinalização de solo, aumentam os riscos de acidentes para quem trafega na estrada.
O vereador Ricardo Peral Delgado pediu à concessionária Renovias, ao DER e à ARTESP a instalação de uma base de atendimento ao usuário no bairro Marco Divisório. Para o vereador, o índice de acidentes na serra é alto e a base de atendimento mais próxima fica em São João da Boa Vista, na saída para Aguaí, ou seja, muito longe do Marco Divisório. Ele mencionou o acidente ocorrido no local, no último dia 6, e disse que o resgate demorou mais de duas horas para chegar. Por fim, destacou a importância do atendimento rápido de uma ambulância para salvar vidas. O vereador Reginaldo sugeriu pleitear com deputados uma ambulância com UTI. A vereadora Lerosa mencionou os altos custos de manutenção de um veículo com esse aparato, no entanto, defendeu que os vereadores e o Executivo imponham condições à Renovias no momento de renovação da concessão para administração da estrada. A vereadora Vanda opinou sobre a importância da instalação de um radar para o controle de velocidade, que tem sido uma das causas de acidente na localidade.
A próxima sessão ordinária se realizará dia 25 de maio, quarta-feira, às 20h.
Imagem: Nilton Queiroz
.
.
.
.