Na noite do dia 25, antes do início da 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Cristiano Mistura, e o engenheiro da prefeitura, FelipeSobral Ferreira, apresentaram aos vereadores e à população que acompanhou a sessão pela internet o projeto de revitalização do complexo do Cristo Redentor, importante do ponto turístico da cidade.
De acordo com Ferreira, o local contará com sistema de captação de água, infraestrutura de esgoto, pórtico, estacionamento com banheiros e calçadas no caminho de acesso ao Cristo. No percurso da Via Crucis, ouVia Sacra,trajeto formado por 14 estações que representa o caminho de Jesus para o Calvário,haverá totens artísticos, revestidos de pedras; o piso de toda a estrutura também receberá revestimento de pedra portuguesa e haverá espaço de convivência coberto. Ele ressaltou que o local será monitorado por câmeras de segurança e que não haverá lanchonete ou restaurante no espaço.De acordo com Mistura, a obra ainda não foi licitada, e o investimento total previsto é de três milhões e meio.
O vereador Zito defendeu a terceirização do complexo para, segundo ele, garantir a segurança e, ao mesmo tempo, teceu críticas ao início de novas obras: “não precisa (construir) obra faraônica, precisa conservar o que tem… (tem) muita obra, tudo abandonado”, disse.
A vereadora e presidente da Câmara, Cristina Lerosa, defendeu a revitalização: “somos cidade turística, precisamos investir nisso. Ou a gente provoca o desenvolvimento turístico ou joga uma pá de cal (sobre a cidade)”.
Os vereadores Mauro, Cida e Vanda apoiaram a iniciativa. O vereador Luís do 1,99 também elogiou o projeto: “ficou muito bonito”, e o vereador Reginaldo defendeu a instalação de pontos de alimentação (lanchonete e restaurante) no complexo e a terceirização dos serviços.
Imagem: Beth Miranda
Águas da Prata