.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta Das 12:00h às 18:00h

Sessões ordinárias - Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

A INSTALAÇÃO DE FIBRA ÓTICA NA CASCATA, O ASFALTAMENTO DAS RUAS DOS BAIRROS AREIAS E CASCATA E A CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE SKATE NA CIDADE, ESTIVERAM ENTRE OS ASSUNTOS DEBATIDOS NA SESSÃO DO DIA 25

A situação dos trabalhadores da Saúde também esteve no centro do debate


A INSTALAÇÃO DE FIBRA ÓTICA NA CASCATA, O ASFALTAMENTO DAS RUAS DOS BAIRROS AREIAS E CASCATA E A CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE SKATE NA CIDADE, ESTIVERAM ENTRE OS ASSUNTOS DEBATIDOS NA SESSÃO DO DIA 25

 EXPEDIENTE 

O Poder Executivo encaminhou ao Legislativo os Projetos de Leis (PL) 11/21 e 12/21. O primeiro trata de alteração na lei municipal nº 1.773/2008 e o segundo prevê mudanças na lei municipal nº 1847/2010. Ambos foram encaminhados à Comissão de Justiça e Redação para emitir parecer. 

Outro Projeto de Lei, de autoria do Executivo, o 13/21, encaminhado para posterior votação na Câmara, visa criar o Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Águas da Prata. O PL foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação para emitir parecer. 

 

moções 

A vereadora Maria Cristina dos Santos Lerosa, apresentou as condolências da Casa à família enlutada do senhor Renato Gonçalo Abbá, que faleceu no dia 12 de agosto. 

Outra moção por luto, também de autoria da vereadora Lerosa, foi endereçada à família do senhor José Antônio Matos de Araújo, que faleceu dia 6 de agosto. 

 

cidade 

BARRANCO 

Um vão existente entre as casas da rua Ismael Antônio da Silva, no conjunto habitacional São Judas Tadeu, e o barranco ao fundo destas casas, tem trazido preocupação aos moradores. Fruto das intempéries, como ventos e chuvas, o vão acumula terra que, em alguns casos, chega à altura das janelas das residências. O vereador Mauro Divino de Araújo, o Maurinho, pediu providências urgentes à Secretaria Municipal de Obras. 

 

PLACAS COM NOMES DE RUAS 

A colocação com placas com os nomes das ruas nos bairros Nova Prata e Jardim Moneda e na Avenida Aparecida Cazarini de Oliveira, no Jardim Paineiras, foi requerimento do vereador Luis Antônio Nascimento, o Luis do 1,99, reiterando requerimento feito no último dia 7 de abril. O vereador destacou a dificuldade encontrada pelos entregadores de encomendas pela internet para a localização de endereços em razão da falta das placas. 

 

REATIVAÇÃO DAS FONTES DA PRAÇA DAS IRMÃS E DA PRAÇA GABRIEL BINATTI 

A reativação das fontes da Praça Madre Berckman, na Barrinha, ou Praça das Irmãs, como é mais conhecida, e da fonte da Praça Gabriel Binatti, foi o pedido do vereador Luis do 1,99 ao Executivo. Ele ressaltou a importância das fontes como atrativos turísticos e lembrou que quando ficam desativadas surgem os problemas de corrosão. O vereador Zito comentou que não há câmeras de segurança nos locais, o que facilita a ação frequente de vândalos nestas praças. 

 

SOM AO VIVO NO CALÇADÃO DO BOSQUE 

Promover apresentações musicais ao vivo durante os dias da semana (quarta a sexta-feira), no calçadão do bosque, junto aos quiosques, foi o requerimento da vereadora Lerosa à Secretaria de Turismo. Para a vereadora, a música atrairá visitantes e irá colaborar para aumentar o movimento na cidade e impulsionar o no comércio local, contribuindo para gerar trabalho e renda. O requerimento foi apoiado pelo vereador Zito, que lembrou da necessidade de um estacionamento nas proximidades para receber os visitantes. 

 

PROVIDÊNCIAS PARA CONTER A DEPREDAÇÃO DE FONTES LUMINOSAS 

Providências do Executivo para conter a depredação da fonte luminosa localizada na Vila Três Irmãos, que está com as luminárias e instalações elétricas destruídas, foi o requerimento da vereadora Cida. Ela pediu que a prefeitura faça a manutenção do local e recolha os cacos que, após atos de vandalismo, ficaram espalhados dentro e fora da fonte e que representam perigo de ferimento a quem frequenta o local. O vereador Luis lembrou que locais em situação de abandono, e citou o balneário, atraem vândalos, e reforçou requerimento feito anteriormente para a reforma e reativação de fontes a fim de se evitar a depredação. meio ambiente e limpeza urbana 

 

UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA VARREDEIRA DE RUAS NA LIMPEZA URBANA 

O vereador Luis do 1,99 pediu explicações ao Poder Executivo sobre a razão da não utilização da máquina “varredeira” na limpeza urbana. Ele ressaltou que as vias públicas necessitam limpeza periódica e eficiente e que o equipamento é capaz de realizar o trabalho de vários servidores. Ele afirmou ainda que outras cidades – e citou São Paulo e Cordeirópolis – utilizam a varredeira e ele não entende a razão de o equipamento ficar sem uso na cidade. As vereadoras Cida e Lerosa afirmaram que o equipamento está sendo utilizado. 

 

PODA DE ÁRVORES

A poda das árvores localizadas na estrada de terra que liga os bairros São Roque da Fartura e Campinhos foi o requerimento da vereadora Suzana ao Poder Executivo, especialmente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. De acordo com a vereadora, as árvores estão caindo e há riscos de acidentes graves. Pediu a atenção do poder público ao problema. O vereador Zito sugeriu que a vereadora procure diretamente o Secretário de Obras, Zé do Doca, para resolver o problema com mais agilidade. 

 

esporte e lazer 

 

FEIRA DE ARTESANATO NA PRAÇA DA BANDEIRA 

A volta da feira de artesanato na Praça da Bandeira foi o pedido da vereadora Lerosa à Secretaria de Turismo. Ela ressaltou que o espaço deva ser cedido exclusivamente a artesãos e destacou a geração de trabalho e renda na cidade, com a iniciativa. 

 

CONSTRUÇÃO DE PISTA DE SKATE 

Outro pedido da vereadora Lerosa ao Executivo foi a construção de uma pista de skate, com projeto arquitetônico que atenda às demandas dos praticantes do esporte no clube municipal. Ela destacou a visibilidade que o esporte ganhou no país, especialmente com a conquista da medalha de ouro pela jovem Rayssa Leal, nas Olimpíadas de Tóquio. 

O vereador Zito argumentou que a demanda já foi apresentada ao deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) e que há previsões de recebimento de verba para a construção no próximo ano. O requerimento também recebeu apoio dos vereadores Reginaldo e Cida, que chamaram a atenção para a importância da prática de atividade física como forma de combate às drogas. Referindo-se à importância de oferecer aos jovens locais adequados para a prática de atividade esportiva, o vereador Mauro citou a necessidade de manutenção da quadra de areia do bairro Pé Vermelho. No mesmo sentido, os vereadores Zito e Cida comentaram sobre a proibição de as crianças praticarem natação na piscina do Clube Municipal nos finais de semana e pediram flexibilidade com a regra. 

 

turismo 

PORTAL CAMINHO DA FÉ 

A construção de um novo portal na cidade, com a inscrição “Caminho da Fé” foi o conteúdo do requerimento da vereadora Lerosa ao Executivo. Ela ressaltou que a cidade deve divulgar o fato de ser o berço do Caminho da Fé, lembrou que o número de pessoas que fazem o caminho é expressivo e que isso pode contribuir para atrair turistas para a cidade. O requerimento foi apoiado pelos vereadores Zito e Luis do 1,99, que comentaram sobre o grande número de pessoas que fazem o trajeto. 

 

saúde 

SUSPENSÃO NO FORNECIMENTO DE TRANSPORTE AOS SERVIDORES DA SAÚDE QUE TRABALHAM EM LOCAL DIVERSO AO DO QUE FORAM ALOCADOS 

A vereadora Suzana Maciera Caparron pediu esclarecimentos ao Executivo sobre a retirada do subsídio para o passe de ônibus fornecido aos servidores da Secretaria de Saúde, quando prestam serviços em unidades diversas das que estão alocados. De acordo com a vereadora, além do corte do passe, os servidores que residem no distrito de São Roque enfrentam dificuldades para voltarem para casa, já que não há transporte público a partir das 17h e eles trabalham até às 19h. Ela pediu atenção da prefeita para solucionar o problema e citou a insatisfação dos servidores com as condições gerais de trabalho. 

A vereadora Lerosa apoiou o requerimento, pediu averiguação da reclamação (de suspensão do subsídio do passe) e solução para o caso: “essas moças (as funcionárias) precisam ter uma forma de voltar pra lá (para casa, após o trabalho)”. 

O vereador Zito criticou a administração municipal a respeito da atuação junto aos servidores da Saúde: “pra Saúde, tudo é difícil, nada tem dinheiro, mas adesivaram a ambulância que já estava adesivada, compra uniforme... mas aumento (de salário) pra eles (servidores) não tem. Tá uma enxurrada de horas extras na cidade medonha, mas pra Saúde não pode fazer uma hora extra... libera tanto pra uns e pra outro nada”, opinou. 

 

PALAVRA LIVRE AOS VEREADORES PARA ASSUNTOS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO 

 

Vacina da gripe 

O vereador Luis afirmou que, de acordo com informações do pronto-socorro, acabaram as doses da vacina da gripe. Ele pede informações ao Executivo sobre a chegada de novas doses e ressaltou a importância da imunização. 

Outro tema abordado por ele foi a vacinação antirrábica aos animais domésticos. “Não vai ter esse ano e não entendo o porquê”. Também questionou o porquê da suspensão das castrações. 

 

Sinalização e recapeamento da Serra da Paulista 

A vereadora Suzana agradeceu ao vereador de São João da Boa Vista, Rui Nova Onda, por ter levado ao Executivo da cidade seu pedido de sinalização da Serra da Paulista. Ela comentou que recebeu informações de que a estrada da Serra será recapeada. Também agradeceu ao Zito, presidente da Câmara, pela intermediação junto ao vereador sanjoanense e à prefeita de São João. 

 

Vacinação antirrábica e uso da tribuna da comunidade 

A vereadora Lerosa, ao fazer uso da palavra, respondeu ao vereador Luis que a vacinação antirrábica foi suspensa em todo o estado de São Paulo, em razão da pandemia do novo coronavírus. 

Em seguida, ela se referiu à próxima sessão ordinária (10/9) em que haverá o uso da Tribuna da Comunidade e pediu que se respeite o regimento interno, no que se refere a temas que podem ser levados à Tribuna, que sejam de interesse público e não de cunho privado. 

 

Homenagem ao Mineirão 

A vereadora Cida Star lembrou de homenagem feita ao Mineirão, pai do vereador e presidente da Câmara, Zito, e parabenizou a iniciativa. “Achei uma justa homenagem a seu pai, achei muito merecido, ele fez muita coisa. Fiquei emocionada”, disse, dirigindo-se ao presidente da Câmara. 

Ela também parabenizou a postura do médico geriatra doutor Roberto de Magalhães Betito por atendimento afetuoso a moradores da zona rural e lembrou de seus cuidados no uso de vocábulos que fazem parte do cotidiano daquelas pessoas, criando proximidade e acolhimento. 

 

SUJEIRA NA ESCOLA DA CASCATA; ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE LED NO LADO MINEIRO DA DIVISA DO ESTADO, CAIXA DE BRITA NO MARCO DIVISÓRIO E INSTALAÇÃO DE FIBRA ÓTICA NA CASCATA 

Ao fazer uso da palavra livre, o vereador Reginaldo apresentou reclamações que recebeu de mães sobre a situação da escola da Cascata. Ao checar as denúncias, encontrou refeitório e salas de aulas sujos, tomadas em curto-circuito e falta de funcionários. Disse que apresentou a denúncia ao Executivo, mas que até sua última visita à escola as providências não haviam sido tomadas. 

Em seguida, ele agradeceu aos diretores do Departamento de Eletricidade de Poços de Caldas pela instalação de iluminação com lâmpadas de led no marco divisório, no lado do estado mineiro. 

Ele também anunciou a chegada da tecnologia fibra ótica para acesso à internet no bairro Cascata e disse que a negociação estava ocorrendo desde janeiro. “Para o bairro é uma vitória. As crianças e os adolescentes irão ter estudo de melhor qualidade”, afirmou, referindo-se à facilidade de acesso à rede de computadores que a tecnologia oferece. 

Após, ele anunciou que esteve reunido, junto ao presidente da Câmara e o deputado Luiz Fernando (PT), com o superintendente do DER, Edsom Caram, para pedir a instalação de uma caixa de brita no marco divisório, a fim de aumentar a proteção contra derrapagens e reduzir os riscos de acidentes automobilísticos. Nesse sentido, ele explicou que visitou os estabelecimentos comerciais dos bairros São Roque, Cascata e do marco divisório, e pediu o apoio da população, por meio de assinaturas, que foram enviadas ao DER junto ao ofício para a instalação da caixa de brita. O vereador Zito explicou que, de acordo com o diretor do DER, a ação depende da prefeitura, no entanto, comprometeu-se em colaborar com a obra. 

 

ASFALTAMENTO DOS BAIRROS AREIAS E CASCATA E 3.800 CESTAS BÁSICAS PARA A CIDADE 

Ainda sobre a reunião com o superintendente do DER, o vereador Zito disse que o objetivo da reunião foi levar o pedido de asfaltamento do bairro Areias, uma demanda apresentada pelo vereador Ricardo Peral. O presidente da Câmara explicou que há um programa que prevê o recapeamento de estradas vicinais no estado de São Paulo, no entanto, como o bairro Areias ainda não tem asfalto, Caram sugeriu que os vereadores apresentem um projeto para asfaltamento do bairro. De acordo com Caram, deverá haver verbas excedentes do programa de recapeamento que poderão ser utilizadas no asfaltamento do Areias. 

Outra notícia apresentada pelo presidente da Câmara é que já foi feita a licitação para ao asfaltamento do bairro Cascata e que até dezembro deste ano o serviço estará concluído. A vereadora Suzana lembrou que o pedido (de asfaltamento) é antigo. 

O vereador Zito anunciou também a aprovação do programa do governo do estado denominado bolsa-trabalho, que abre oportunidades de trabalho a 40 mulheres da cidade, com jornada diária de quatro horas e remuneração de R$ 535,00, durante cinco meses. Ele ressaltou a importância da ampla divulgação do programa na cidade. 

A vereadora Suzana citou que a escola de São Roque precisa de funcionários e que o programa poderá ajudar a suprir essa carência. A vereadora Cida explicou que as participantes do programa devem participar de um dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo estado. 

O vereador Zito anunciou ainda que o deputado Luiz Fernando destinou 3.800 cestas básicas para a cidade e conseguiu a aprovação do fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas e, ao final de sua fala, anunciou aos vereadores que há verbas estaduais disponíveis para projetos, que poderão ser apresentados ao deputado estadual até meados de setembro. 

 

Próxima sessão 

A próxima sessão ordinária se realizará dia 10 de setembro, às 19h30 com o uso da Tribuna da Comunidade.

231 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Águas da Prata - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.