Sessões ordinárias - Terça-feira, 14 de Março de 2023

Câmara de Águas da Prata valida a adoção do protocolo de Manchester

Poder Executivo anunciou a adoção da classificação de prioridade no atendimento a pacientes, de acordo com seu estado de gravidade

Câmara de Águas da Prata valida a adoção do protocolo de Manchester

No dia 10 de março, na 3ª sessão ordinária da Câmara de Águas da Prata, os vereadores receberam ofício do Poder Executivo, informando que a Secretaria de Saúde implementou desde o dia 7 de março, no Pronto Atendimento da Unidade Leopoldo de Araújo, o Protocolo de Manchester.

A medida, já adotada em muitos outros países e em grande parte das cidades brasileiras, é um sistema de triagem que classifica a ordem de atendimento dos pacientes, após uma avaliação. No pré-atendimento, são apuradas informações como sintomas e grau de dor, o que ajuda a indicar a gravidade do quadro e o tempo de espera (urgência) para atendimento. A partir dessa triagem, o paciente recebe uma pulseira, que pode ser vermelha, laranja, amarela, verde ou azul.

De acordo com informações do portal Rede de Educação (http://redec.com.br/blog/classif_risco/importancia-do-protocolo-de-manchester), a pulseira vermelha indica emergência, é entregue a pacientes em estado gravíssimo, com risco de morte, que precisam de atendimento imediato, como queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, por exemplo.

A pulseira laranja indica estado muito urgente com risco significativo de morte. Para estes casos, o limite de espera deve ser de até 10 minutos. Incluem-se as situações de arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão e dores severas

Já a pulseira amarela indica urgência com gravidade moderada, ou seja, o paciente não apresenta riscos imediatos e o tempo de espera pode ser de até 60 minutos. Nessa situação, estão os casos de desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão e alteração dos sinais vitais, entre outros.

A pulseira verde indica pouca urgência e se destina a pacientes em estado menos grave, com dores leves, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise. Para estes pacientes, a espera pode ser de até duas.

E a pulseira azul – que é a classificação mais simples – indica que o paciente pode esperar atendimento de até quatro horas ou ser encaminhado a outra unidade de saúde. Estão na categoria azul os casos de dores crônicas, aplicação de medicação com receita e troca de sondas.

Os vereadores apoiaram a medida, mas o vereador Reginaldo, embora tenha feito elogios ao Protocolo, ressaltou a importância de treinamento aos funcionários da Saúde para que a medida tenha eficiência.

Imagens: Beth Miranda, MTb 23.231