Sessões ordinárias - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Vereadora pede atuação da Sucen no combate ao mosquito palha, causador da Leshiomaniose

Sessão ordinária de 10 de abril

A vereadora Cida Star pediu providências à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) no combate ao mosquito palha, causador da Leshiomaniose, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania. De acordo com informações do site do governo federal, https://bvsms.saude.gov.br, a leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos, e que medem de 2 a 3 milímetros de comprimento. E, em razão de seu tamanho, atravessam telas dos mosquiteiros. O mosquito palha, também conhecido como asa branca, é encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas. A vereadora Cida pediu ao Poder Executivo uma campanha para informar a população sobre a doença e solicitou que a Sucen faça a pulverização do local onde foi detectada a presença do mosquito.

Imagem: Beth Miranda